Já é possível ter conexão WiFi no Monte Everest

Não há mais como fugir da internet, se já é possível estar conectado no Monte Everest, provavelmente é possível estar conectado em qualquer lugar da Terra. Sim, agora é possível estar conectado nas montanhas do Nepal inclusive no Everest.

A região das montanhas em que, agora, é possível se conectar a internet, é uma das mais frias do mundo, comunicação/ internet nesses locais significa vida. Mais de 1600 escaladores já se conectaram a internet no Everest, ao todo existem mais de 200 hot spots em mais de 40 vilarejos.  Agora 34.000 moradores locais estão conectados e mais de 40.000 turistas anualmente.

Tsering G. Sherpa, CEO da Everest Link (empresa responsável), disse em seu blog que a única forma de comunicação no Nepal antes dos anos 2000 era a carta escrita, muitas vezes entregue por helicóptero. Naquele ano, sua mãe foi diagnosticada com câncer de mama. Ele precisou voar para a cidade mais próxima e então para a Índia para realizar o tratamento dela, sua irma, também morava no Nepal. As condições os obrigaram a fechar seus negócios para se juntar a sua mãe na Índia. Neste período eles perderam um ano de negócios devido a dificuldade de comunicação. Sherpa também disse que sua mãe faleceu naquela época.

Ele usou essa experiência difícil para impulsionar e iniciar sua network no Nepal que na época possuia 128kb/s de banda. O objetivo era conectar os vilarejos mais remotos. Tudo ia bem até que o país entrou em um período de crise política.

Sherpa trouxe a Everest Link de volta em 2014 e em meio a muita dificuldade, tanto climática como de conseguir pessoas qualificadas que pudessem realizar os serviços de infraestrutura, hoje a conectividade na região já existe.

Ainda não existe internet no topo do Everest, mas provavelmente um dia será possível.

FONTE: https://venturebeat.com/2017/06/03/you-can-now-get-a-wi-fi-connection-on-mount-everest/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s